Dicas para arrasar no processo seletivo

O mundo mudou e os processos seletivos também. Entrevistas, testes, dinâmicas de grupo... tudo online! Selecionamos dicas especiais para te ajudar nesse momento. Vai e arrasa!

Mulher com tablet

Tecnologia a seu favor

/ Teste tudo antes. Veja se o aplicativo/site em que a empresa fará a etapa está rodando certinho no seu computador ou celular.

/ Confira se tudo está com bateria carregada - deixe o carregador por perto!

/ A internet nem sempre está rapidíssima, né? Tente fechar telas e outros aplicativos que não esteja usando para facilitar a conexão.

/ Confira áudio e câmera. Se for usar fone com fio, verifique se o microfone está funcionando e evite que ele fique batendo em sua roupa, para não gerar ruído.

/ Conecte uns 10 minutos antes do agendado, para que você possa acertar tudo com calma e não corra o risco de atrasar.

2

Apresentação Pessoal e Cenário

/ Não é porque você está em casa ou não está frente a frente com o recrutador que não tenha que cuidar da sua aparência pessoal. Capriche no look: a primeira impressão é a que fica e o cuidado com que você se dedicou a esse momento é super levado em conta!

/ Apresentação pessoal também é energia, astral! Mostre disposição, animação. Sorriso no rosto, olhos brilhando: tudo isso faz a diferença, acredite! Mostre como está feliz e motivadx por participar dessa etapa e isso será seu grande aliado.

/ Nem sempre vamos estar em um ambiente tranquilo, sem barulho ou sem interferência de família, cachorro e vizinhos. Não se preocupe, todo mundo está passando por isso! Mas sempre é válido avisar a quem está com você para que tente não fazer barulho, de forma que não te distraia ou te deixe insegurx. Já é um momento tenso, não precisa ser mais, não é mesmo?

/ Veja a iluminação do local para que você apareça bem na tela. A estrela é você: então, cuide para que a atenção esteja concentrada somente em você e não no cenário que está por trás.

3

Prepare-se

/ Releia seu currículo para que esteja com a memória fresca sobre todas as informações que colocou lá. Esteja pronto para confirmar os principais dados pedidos nos requisitos da vaga, como previsão de formatura, horário em que estuda, conhecimentos de informática e idiomas.

/ Relembre momentos importantes da sua trajetória acadêmica e/ou profissional. Experiências bacanas que viveu em viagens, trabalhos em grupos, voluntariados: tudo isso pode ser relatado por você, mostrando os desafios que enfrentou, como os superou e o que aprendeu com eles. Deixe essas histórias na manga, para quando for solicitado você possa contar de forma segura e com detalhes que encante a empresa e que ela sinta ainda mais vontade de te conhecer!

/ Pesquise sobre a empresa da vaga. Entre no site dela, leia as notícias mais recentes, conheça o negócio dela... Esse é um tema que sempre aparece nos processos seletivos e se você quer entrar para essa empresa é fundamental que você a conheça e mostre seu interesse por ela. Então, não deixe de pesquisar tudo que puder!

4

Seja você!

/ Não tente ser quem você não é. Se você é tímidx e lidar com as câmeras é difícil, não se torture! Busque participar no momento em que é perguntadx e se mantenha atenciosx ao que está acontecendo. Se você já é mais extrovertidx, cuide para que deixe as pessoas à vontade para também participarem e regule o tom - veja se o clima é mais informal ou menos, para que você se coloque adequadamente.

/ Busque participar dos trabalhos em grupo com assertividade, presteza e cooperação. Nem sempre falar muito é o diferencial: saber ouvir e ser objetivo também são qualidades muito importantes. Mas, atenção: participe! Ficar em silêncio o tempo todo e não dar sua opinião não vai fazer com que você se destaque e que possa ser avaliado adequadamente.

Sumário colorido

Conte com a gente!

Nosso #Capaciteam está com você nessa! Mantenha a calma, traga sua alegria e vamos juntxs fazer desse momento uma experiência bacana e de sucesso! #BoaSorte #TamoJunto

Team.png